quinta-feira, 17 de abril de 2008

Brincadeiras Infantis


Hoje, tudo é diferente. As brincadeiras, o comportamento, as curiosidades, enfim a infância está diferente. Com menos ingenuidade. Venho então, trazer algumas brincadeiras para relembrarmos um pouco a infância de aproximadamente 15 anos atrás.

Telefone sem Fio

Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

Fui a feira

Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 2 ou mais
Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.

Amarelinha

Brincadeira não só de meninas, a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés. Para brincar de Amarelinha é preciso riscar o chão com um giz.

Cabra Cega


- Cabra cega?! - Senhor. - De onde vieste? - De trás da serra. - Que trouxeste? - Um saquinho de farinha. - Dá-me um bocadinho/ - Não chega p’ra mim mais minha velha. As crianças todas tentam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tem em uma das mãos; e ela tenta agarrar as que lhe aproximam. A que se deixa prender, ou tocar, passa aser cabra-cega e o brinquedo ( a brincadeira) recomeça.


Essas eram algumas brincadeiras que faziam muito sucesso na infância da maioria das crianças.




2 comentários:

Jornal de 5° disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jornal de 5° disse...

Hoje as brincadeiras de crianças são muito diferentes das da minha "época". Eu briquei de boneca até 12 anos hoje maninas com 10 anos estão brincando de "médico"....Com muito mais frequencia que eu com 24 anos...Que ABSURDO ( eu gostaria de "brincar com mais frequencia mas as coisas nem sempre são como a gente quer)!!!! Hélida Fernanda
Falando serio agora é que temos que ensinar aos nossos filhos brincadeiras mais inocentes.
Beijos pra vc e para a Mariana.